segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

As águas de março...


E o verão vai chegando ao seu final, ainda bem. Desculpem-me aqueles que veneram a estação mais quente do ano, mas eu, particularmente, detesto esse calor. Entre tantos motivos, considero o verão brega. É isso mesmo, brega pra caramba. As pessoas ficam suadas, a pele e o cabelo viram umas nhacas, as roupas ficam molhadas,  os odores se propagam como pragas e não há maquiagem que aguente.  Nós mulheres passamos horas arrumando o cabelo, escolhendo cor de sombra, pó, blush e batom para tudo derreter assim que desligamos o ventilador. Ninguém merece! Sair do banho cheirosinha e limpinha para em cinco segundos começar a grudar de suor acaba com qualquer bom humor.

E o mal-estar?  As altas temperaturas castigam o organismo. A pressão desce ou sobe demais, o corpo incha ou desidrata, a pele resseca ou vira uma oleosidade só, tudo é extremo. Quem vai ao trabalho a pé, sofre pelo sol escaldante. Quem usa transporte público, pena com os odores alheios. Quem tem carro com ar-condicionado que jogue as mãos para o céu, caso contrário, derreta no Inferno de Dante como todos os mortais, pois até o vento é um bafão desgraçado. Falando nisso, torna-se suicídio qualquer tentativa de fazer programas ao ar livre, a não ser ir à praia. Caminhar no parque com os termômetros marcando 38° à sombra não é nada agradável.

“São as águas de março fechando o verão,
É a promessa de vida no teu coração”


Mas, com a chegada de março e suas famosas chuvas de fim de verão, vem o outono, uma estação charmosa, que prenuncia a época mais elegante de todas: o inverno. O inverno é romântico, aconchegante, chique, sóbrio, sereno. Todos ficam mais calmos, menos aflitos, mais bonitos. Parece que a paz reina dentro dos corações humanos.  Paira uma delicadeza no ar. O sol aquece, não escalda.  Os contatos físicos são mais agradáveis. As roupas são mais belas. Amo inverno!

Abrir um vinho em frente à lareira e jogar conversa fora é uma delícia de programa. Ver filme embaixo das cobertas. Cozinhar carinhosamente em frente ao fogão quentinho. Sair do banho e manter-se cheirosa, depois ficar horas  embelezando-se para sair de casa. Chegar divina na festa, com cabelo e maquiagem intactos! Não tem preço.


Inverno


É lindo o amanhecer nublado
As copas das árvores envergadas
O asfalto molhado derrapado
Vidraças embaçadas orvalhadas
A quietude nos olhares
O sossego das ruas descalça
A paz do espírito no ar
A saudade em todo lugar
O sol louco pra brilhar
A palidez da tez
O dia cinza apagado
O enlaço dos enamorados
A preguiça do despertar
O amor aconchegar
O tempo assim passar...


(Jamaveira)

Anorexia e inteligência

A notícia chegou com atraso e deu um toque melancólico à passagem do ano: morreu a modelo e atriz francesa Isabelle Caro que, numa foto famosa, mostrou seu corpo magérrimo (pesava menos de 30 quilos) devastado pela anorexia nervosa, da qual ela, como muitas outras garotas, foi vítima. Fez disso uma causa, inteiramente justificada quando se considera as pressões exercidas, sobretudo sobre modelos, para que tenham um corpo delgado. Isabelle defendeu essa causa com coragem e com inteligência. Por coincidência, no mesmo dia em que foi anunciada sua morte, era divulgado um estudo publicado na revista inglesa de psiquiatria Annals of General Psychiatry mostrando que pessoas com anorexia nervosa têm quociente de inteligência (QI) superior ao da população em geral. Não chega a ser novidade; outros estudos já haviam chegado à mesma conclusão. A pergunta se impõe: como se explica que pessoas inteligentes adotem o comportamento doentio que as leva a recusar o alimento, chegando ao extremo da completa desnutrição?

A resposta é óbvia. Inteligência não é a mesma coisa que equilíbrio emocional. Inteligência refere-se ao raciocínio, ao entendimento; situa-se no plano do intelecto. O equilíbrio emocional resulta da capacidade que todos temos, em maior ou menos grau, de lidar com nossos impulsos, positivos ou negativos. Por causa disso muitos autores propuseram expressões que unissem inteligência e controle emocional. Já no começo do século passado Edward Thorndike falava em “inteligência social”; em 1975 Howard Gardner introduziu a idéia de que inteligência não é uma coisa só, que há vários tipos de inteligência, incluindo a inteligência que permite a uma pessoa entender a si própria, seus sentimentos, temores, motivações; nos anos 90 surgiu o conceito de inteligência emocional popularizado pelo psicólogo (e colaborador  do New York Times) Daniel Goleman, autor do Best-seller Emotional Intelligence: Why It Can Matter More Than IQ (Inteligência emocional: porque ela é mais importante que o QI).

Isto não significa ignorar a inteligência no seu conceito clássico. O trabalho citado também mostrou um fato interessante: as pessoas que se recuperaram da anorexia nervosa tinham QI mais alto. Ou seja, a inteligência talvez ajude os anoréxicos a combater eficazmente seu problema. Como em tudo na vida, o binômio inteligência-equilíbrio emocional é aí fundamental. Uma conclusão que Isabelle Caro sem dúvida endossaria.


(Última coluna de Moacyr Scliar no jornal Zero Hora)



A BUNDA DURA

"É melhor vc ter uma mulher engraçada do que linda, que sempre te acompanha nas festas, adora uma cerveja, gosta de futebol, prefere andar de chinelo e vestidinho, ou então calça jeans desbotada e camiseta básica, faz academia quando dá, come carne, é simpática, não liga pra grana, só quer uma vida tranqüila e saudável, é desencanada e adora dar risada.

Do que ter uma mulher perfeitinha, que não curte nada, se veste feito um manequim de vitrine, nunca toma porre e só sabe contar até quinze, que é até onde chega a sequência de bíceps e tríceps.
Legal mesmo é mulher de verdade. E daí se ela tem celulite?
O senso de humor compensa. Pode ter uns quilinhos a mais, mas é uma ótima companheira.
Pode até ser meio mal educada quando você larga a cueca no meio da sala, mas e daí?
Porque celulite, gordurinhas e desorganização têm solução.
Mas ainda não criaram um remédio pra FUTILIDADE!!"
"E não se esqueça....Mulher bonita demais e melancia grande, ninguém come sozinho!!!!!"

Arnaldo Jabor

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Nem sempre sou igual no que digo e escrevo. 
Mudo, mas não mudo muito. 
A cor das flores não é a mesma ao sol 
De que quando uma nuvem passa 
Ou quando entra a noite 
E as flores são cor da sombra. 


Mas quem olha bem vê que são as mesmas flores. 
Por isso quando pareço não concordar comigo, 
Reparem bem para mim: 
Se estava virado para a direita, 
Voltei-me agora para a esquerda, 
Mas sou sempre eu, assente sobre os mesmos pés — 
O mesmo sempre, graças ao céu e à terra 
E aos meus olhos e ouvidos atentos 
E à minha clara simplicidade de alma ... 

Alberto Caeiro

TPM

Aprendam rapazes!

PERIGOSO: O que tem pro jantar?
SEGURO: Posso te ajudar com o jantar?
SEGURÍSSIMO: Onde você quer ir pra jantar?
ULTRA-SEGURO: Aqui, come esse chocolate.

PERIGOSO: Você vai vestir ISSO?
SEGURO: Nossa, você FICA bem de marrom!
SEGURÍSSIMO: Uau! Tá uma gata!
ULTRA-SEGURO: Aqui, come esse chocolate.


PERIGOSO: Tá nervosa por quê?
SEGURO: Será que não estamos exagerando?
SEGURÍSSIMO: Vem, deixa eu te fazer um carinho…
ULTRA-SEGURO: Aqui, come esse chocolate.

PERIGOSO: Será que você devia comer isso?
SEGURO: Sabe, ainda tem bastante maçã.
SEGURÍSSIMO: Quer um copo de vinho pra acompanhar?
ULTRA-SEGURO: Aqui, come esse chocolate.

PERIGOSO: O que você fez o dia todo?
SEGURO: Espero que você não tenha trabalhado demais hoje.
SEGURÍSSIMO: Adoro quando você USA esse robe!
ULTRA-SEGURO: Come mais um pouco de chocolate.

Algumas definições:


TPM = Todos Problemas Misturados
TPM = Tendências a Pontapés e Murros
TPM = Temporada Proibida para Machos
TPM = Tocou, Perguntou, Morreu
TPM = Tente no Próximo Mês
TPM = Tô Pirada Mêrrmo
TPM = Tempo Pra Meditação
TPM = Tendência Para Matar
TPM = Tira as Patas, Moleque
TPM = Total Paranóia Mental

E pra finalizar, uma bem feminista:


"TPM é aquilo que faz a mulher agir por alguns dias como o homem age em todos."

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Muitas vezes, as pessoas são egocêntricas,ilógicas e insensatas.
Perdoe-as, assim mesmo.


Se você é gentil, as pessoas podem acusá-lo de egoísta, interesseiro.
Seja gentil, assim mesmo.


Se você é um vencedor, terá alguns falsos amigos e inimigos verdadeiros.
Vença, assim mesmo.


Se você é honesto e franco, as pessoas podem enganá-lo.
Seja honesto e franco, assim mesmo.


Se você tem paz e é feliz, as pessoas podem sentir inveja.
Seja feliz, assim mesmo.


O bem que você faz hoje, pode ser esquecido amanhã.
Faça o bem, assim mesmo.


Dê ao mundo o melhor de você, mas isso pode nunca ser o bastante.
Dê o melhor de você, assim mesmo.

Veja você que, no final das contas,
É ENTRE VOCÊ E DEUS.
Nunca, entre você e as outras pessoas!

Madre Teresa de Calcutá

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

O adeus do fenômeno

Ontem os gramados perderam um grande ídolo. Ronaldo Nazário, nosso antigo Ronaldinho, anunciou sua aposentadoria como jogador profissional de futebol. Como colorada, confesso que não achei ruim o fato do Corinthians perder seu craque e afundar ainda mais. Mas, como brasileira e fã de futebol, não posso negar o sentimento de luto de quem admira grandes jogadas e belos dribles.
Ronaldo é indiscutivelmente um fenômeno. Eleito três vezes como melhor do mundo, acabou vencido pelo próprio corpo. Depois de diversas lesões, ainda descobriu sofrer de hipotireoidismo, doença que, entre outras conseqüências, dificulta a perda de peso (o jogador, devido ao exame anti-dopping, não poderia tomar os remédios recomendáveis).
Um dos maiores talentos do futebol, Ronaldo é extraordinário com a bola nos pés. Deu aos brasileiros inúmeras alegrias com seus dribles fantásticos e seu futebol malicioso, cheio de ginga e jogadas geniais. Um grande peladeiro que brincava de futebol como se estivesse na rua de casa. Posso dizer que foi o melhor camisa 9 que a minha geração já viu até hoje.
Com certeza, deixará saudades nos gramados. Valeu Ronaldo, por colocar o Brasil em evidência e nos proporcionar uma gama imensa de lindos lances. O futebol perde um pouco do seu brilho, mas ficará na lembrança de cada brasileiro a genialidade de seus gols. Sempre poderemos ter o orgulho de dizer que esse fenômeno é daqui.

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Nada vale a nossa paz.

"Perdemos tanto tempo procurando entender o que não tem explicação. Desgastamos nosso dia a dia com intrigas, brigas, confusões e quando paramos alguns segundos para pensar percebemos o quanto aumentamos a intensidade dos nossos problemas com preocupações tolas e desnecessárias. Aos poucos entendemos que não há contrato, relacionamento ou dinheiro que valha a nossa paz interior.

Nada melhor que deitar todas as noites no travesseiro e dormir tranquilo. Não há status que compense estar com consciência limpa e saber que merecemos tudo o que conseguimos, que fizemos nossa parte para chegar até aqui.

Inseguranças e medos perdem espaço na medida em que nossas lutas e acertos recebem destaque. Não importa o que consquistamos e sim o caminho que nos leva a cada vitória.

Nada vale a nossa paz!!"

[por Márcia Duarte]
 
PS: Texto enviado por Fernanda Mansur. Valeu, querida.

sábado, 12 de fevereiro de 2011

Estilo


Estilo é resposta para tudo – um novo modo de alcançar coisas bobas ou perigosas.
Fazer uma coisa boba com estilo é preferível a realizar a perigosa
sem ele.

A tourada pode ser uma arte.
Boxe pode ser uma arte.
Amar pode ser uma arte.
Abrir uma lata de sardinha pode ser uma arte.

Muitos não têm estilo.
Muitos não conseguem manter o estilo.
Já vi cães com mais estilo que homens, embora muitos cães não tenham estilo.
Gatos o têm em abundância.

Quando Hemingway estourou seu cérebro na parede com uma espingarda, que estilo teve.
Ou, às vezes, pessoas lhe dão estilo.

Joana D’Arc tinha estilo.
João Batista,
Cristo,
Sócrates,
César,
Garcia Lorca.

Conheci homens na prisão com estilo.
Conheci mais homens com estilo na prisão do que fora dela.
O estilo faz a diferença, o jeito de fazer, o jeito de ser feito.

Seis garças permanecendo imóveis numa poça d’água ou você saindo nua do banheiro sem me ver.

(Charles Bukowski)

Style is the answer to everything.
A fresh way to approach a dull or dangerous thing
To do a dull thing with style is preferable to doing a dangerous thing without it
To do a dangerous thing with style is what I call art

Bullfighting can be an art
Boxing can be an art
Loving can be an art
Opening a can of sardines can be an art

Not many have style
Not many can keep style
I have seen dogs with more style than men,
although not many dogs have style.
Cats have it with abundance.

When Hemingway put his brains to the wall with a shotgun,
that was style.
Or sometimes people give you style
Joan of Arc had style
John the Baptist
Jesus
Socrates
Caesar
García Lorca.

I have met men in jail with style.
I have met more men in jail with style than men out of jail.
Style is the difference, a way of doing, a way of being done.
Six herons standing quietly in a pool of water,
or you, naked, walking out of the bathroom without seeing me.

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Vem aí box de raridades dos Stones.

                                   
Mick Jagger e companhia não se cansam de inovar. Os Rolling Stones vão lançar, em 11 de abril, no Reino Unido, uma caixa de singles raros.
Serão 45 singles somando 173 faixas compiladas durante quatro décadas. Segundo a banda, a “The Rolling Stones Singles (1971 – 2006)” contará com 83 singles que nunca estiveram disponíveis em nenhum outro lançamento oficial, totalmente fora de circulação. Nela estarão lados-B, gravações ao vivo, remixes e faixas escondidas.  
Para deleite dos fãs, a caixa incluirá um encarte de capa dura com 32 páginas,  contendo fotos diversas e uma entrevista com o ex-baixista Bill Wyman. 
Aviso megaimportante:  o pacotão terá edição limitada e numerada. As datas de lançamento em outros países ainda estão para serem confirmadas.  Download pago também será permitido ao público.

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

domingo, 6 de fevereiro de 2011

Um pouquinho de Camões

Amor é fogo que arde sem se ver,
É ferida que dói e não se sente,
É um contentamento descontente,
É dor que desatina sem doer.

É um não querer mais que bem querer,
É um andar solitário entre a gente,
É nunca contentar-se de contente,
É cuidar que se ganha em se perder.

É querer estar preso por vontade,
É servir, a quem vence, o vencedor,
É ter com quem nos mata lealdade.

Mas como causar pode seu favor
Nos corações humanos amizade,
Se tão contrário a si é o mesmo Amor?

(Sonetos – Luís Vaz de Camões)


Luís Vaz de Camões foi o maior poeta português que já existiu. Sua biografia é cheia de lacunas e só depois de morto obteve o prestígio de que era realmente merecedor. Pouco depois de seu falecimento, sua obra lírica foi reconhecida pelos maiores críticos da literatura europeia pelo alto padrão estético que continha.



Na canção “Monte Castelo” Renato Russo cita este poema do Camões, além do Capítulo 13, de Coríntios – Livro da Bíblia. Segundo a mãe de Renato, a música foi feita em homenagem a um tio dele que morreu lutando na Batalha de Monte Castelo, na II Guerra Mundial. E eu, como supermega legionária que sou, não poderia deixar de publicar aqui uma música tão linda como esta.
Enjoy!

sábado, 5 de fevereiro de 2011

Capítulo 3 – TERCEIRA PENEIRADA

Comportamentos Suspeitos
Ele não se cobre de grife, não fica se olhando no espelho da academia, não faz luzes, nem escova o cabelo. Usa, no máximo, um relógio e uns óculos bacanas. Você está segura, porque ele passou com tranqüilidade pelas duas primeiras peneiradas. Agora, então, você precisa ficar atenta ao comportamento do rapaz. Algumas atitudes podem ser muito suspeitas.
Ele só sai com um bando de amigos? Vive cercado de mulheres e não fica com nenhuma? Quando aparece acompanhado, é sempre de uma beldade? Ele bebe e solta a franga? Ele adora uma fofoca? Ele a-do-ra a mamãe e se refere a ela o tempo todo? Olha, com sinceridade, se ele se encaixar em pelo menos três desses exemplos, comece a considerá-lo um suspeito.

Ele bebe e solta a franga

Quando ele bebe, fica muito extrovertido. Dança requebrando-se, faz gracinhas ou fica excessivamente carinhoso com outros homens. Não necessariamente paquera algum ostensivamente. Também não passa a mão em ninguém. Pelo menos não ao ponto de dar pinta. Ele pode só resvalar a mão “sem querer”, ou ficar esfregando as costas do outro sem parar. O que chama atenção nesse caso é quando o sujeito é supersério e, de repente, vira outra pessoa, ensandecida. Pode ser um caso de esquizofrenia? Pode. Mas é provável que ele seja apenas um gay no armário.
Jackeline é casada com um advogado famoso, seriíssimo. Carrancudo, até. Às vezes, ela fica constrangida com o jeito seco dele com os outros amigos em comum. Só que nas festas, quando bebe, ele se transforma. Ela nos enviou o seguinte e-mail:

Nossa, fico até envergonhada, porque, quando ele bebe, dança se rebolando, da cadeirada em outros homens, canta alto no salão. Numa festa, soltou-se tanto que quase tirou a roupa. Eu que tive que correr, segurá-lo e levá-lo embora à força. No dia seguinte, veio uma porção de gente comentar como meu marido estava animado. Será que ele é gay e não sabe? Será que ele é gay e eu não sei?

Sofia: Jackeline, não deve ser nada agradável ver o marido se rebolando feito uma Carmem Miranda numa festa. Quase tirando a roupa, então, um horror total! É uma atitude horrível, seja ele hétero ou gay. Agora, querida, fique atenta aos outros comportamentos dele. Uma desmunhecada numa festa pode ser apenas coisa de bêbado. Junte as peças e chegue à sua conclusão.

W. se intromete de novo, já irritado: O homem não pode nem se descontrair um pouco que já vira gay.

Sofia: W., você tem que entender que estamos falando de situações-limite, e não de uma simples descontração.

Eis um exemplo do que pode acontecer. Veja o comentário do internauta Lucas:

Essa foi uma situação ótima. Estávamos numa rodinha e descobrimos que nosso amigo “hétero” ficou com um gay amigo da turma. Ele falou assim: “Eu fiquei porque estava bêbado. Tá louco que eu faço isso sóbrio!” olhei pra ele e falei: “Sei. Eu quando saio e bebo fico com mulher.” Pensa na zorra que foi. Kkkkk.  

Sofia: Quer dizer que, quando está sóbrio, ele diz “Deus me livre ficar com um gay”? Esse aí deve então correr da própria imagem no espelho. Kkkkk, faço eu!

(Cuidado! Seu príncipe pode ser uma Cinderela. Guia prático para reconhecer um gay no armário. De Ticiana Azevedo e Consuelo Dieguez)



Ajuste seu gaydar e divirta-se com este guia prático de como reconhecer um gay no armário. Aqui você encontra uma excelente companhia para suas férias. Eu li e recomendo!

Pirada e inspirada


01:45 da manhã.

-Alô.
-Amiiiiga, ele está namorando. Quero morrer!
-Oi Jô, ele quem? Que horas são, hein?
-AI BEATRIZ, PRESTA ATENÇÃO. Estou te dizendo que descobri que o Zé tá com outra. Acabei de ver. Não consigo parar de chorar. Eu sabia, aquele sumiço dele só podia ser mulher. Eu sabia. Snif...
Ainda sonolenta Beatriz tenta acalmar Joana.  Em vão.
-Jô, como assim? Ficou sabendo como? Viu ele com...
-Eu vi no facebook. Ele já está até publicando vídeos pra ela. Eu não acredito. Como pôde fazer isso comigo? Ele sempre foi tão discreto.  Nunca queria contar da gente pra ninguém. Só ficava comigo quando estávamos sozinhos. Agora ele já até curte TUDO que ela publica, comenta os posts dela, as fotos, as músicas... Ai, amiga, estou sofrendo. E ela é tão feia. Uma velha e baranga.
- Tá, mas ele publicou fotos deles juntos?
- Nãããõoo, ainda. Mas ela publicou uma foto de um lugar lindo, parecia o Rosa. Não sei direito. Aí uma amiga dela comentou que ela deveria estar em muito boa companhia por lá, e colocou umas risadinhas. Só pode ser com ele, né. Porque eles curtem tudo um do outro. Não vou agüentar isso. Estou mal, quero sumir. Eu amo ele. Não mereço passar por isso. Como uma mulher aparece do nada e ele me esquece tão rápido? E pior, já fica esfregando toda essa felicidade na minha cara pelo face. E os amigos dele já estão fazendo piadinhas. Falsos, na minha frente eram uns amores.
E Beatriz entra em módulo de peixes:
- Aham.
-Beatriz, tu não escutas? Cada um postou uma música de amor no seu perfil, mais ou menos ao mesmo tempo. Estranho que nenhum curtiu o vídeo do outro... Bom, deve ser pra disfarçar. Só pode. Fica o dito pelo não dito.
- Aham.
- Mas a mim ele não engana. Acho que neste momento, inclusive, devem estar conversando, porque ele está on pra mim e ele nunca entra nesse bate-papo maldito. E a foto não é deles, é de um lugar romântico.  Um lugar onde provavelmente eles estejam se amando muito. E eu chorando que nem uma retardada em casa. Não consigo sair, não consigo dormir, não consigo comer. Pelo menos isso é bom, assim perco uns quilinhos...
-Te acalma. Sinceramente, não consigo ver ligação nisso tudo. Não os vejo juntos só com essas informações que tu me deste.
-Mas, amiga...
-Fica quieta e me escuta um pouco – Irrita-se. Enquanto Joana derruba baldes e baldes de lágrimas, Beatriz tenta encerrar o surto da amiga.
- Tudo bem, ele parou de te procurar, pode ser sim que ele esteja com outra. E pode ser que seja essa aí do facebook. Mas não por essas coisas que tu me falaste e sim porque ele é solteiro, pode se envolver com quem quiser. Vocês não estão mais juntos. Eu acho que ele não deixou de gostar de ti.
- Claro que deixou. Na verdade eu acho que ele nunca me amou, sabe?  Eu sou uma horrorosa, e meio burra também, quando me apaixono fico cega, surda, menos muda, que é o que eu deveria ficar. Assim, não falaria tanta bobagem pra ele. Ai, droga, quantas vezes eu deveria ter ficado quieta ao invés de acusá-lo de estar me traindo, mentindo, fugindo, pensando na Juliana Paes....
-Agora não adianta se lamentar. A única coisa que tu podes fazer é esperar.
-Ai, e se eu ligasse pra ele? Mandasse uma mensagem? Ou um recadinho pelo face?
-Não vai fazer nada. Para de te humilhar, mulher. O que é isso? Onde já se viu? Quer que ele pegue nojo de ti? Deixa-o quieto. Se ele realmente gostar de ti, vai voltar. Caso contrário, será melhor assim. Antes um fim sofrido do que um sofrimento sem fim.
- Tu também acha que acabou, né?
-Não foi isso que eu disse, Joana.
-Eu também acho. Na verdade, vou chorar mais uns três dias, depois esqueço. Mentira. Nunca vou esquecer ele, mas a partir de hoje vou me empenhar muito nisso. E vou parar de entrar no face deles. Mentira de novo. Se eu não excluir ele, vou acabar olhando todos os dias -  Joana volta a chorar copiosamente – Eu não vou suportar isso, não vou. Quero morrer, juro, amiga.
-Faz o seguinte: toma dois lexotan e vai dormir. Amanhã, quando tu estiveres mais calma a gente conversa. Chora tudo que tu tens pra chorar e depois vida nova, ok? E quanto a ele estar com essa outra, só saberemos com o tempo. Tu viajaste muito com essas coisas do facebook. Calma, tudo isso vai se resolver. Eu acho que ele ainda gosta de ti. Se não gostar, aí paciência. Isso dá e passa. Ninguém morre de amor.
-É, né, amiga. Vou fazer isso. Mas tu achas mesmo que ele ainda gosta de mim?
-Acho, Jô.
-Ufa! Obrigada por me ouvir, amiga. E desculpa ligar a essa hora. Vou tentar não morrer até amanhã. Beijos.
-Beijos. Fica bem.
Desligaram o telefone. Óbvio que Beatriz não ia conseguir dormir logo.  Como não tomava lexotan, fez um chazinho de camomila e foi pro facebook esperar o sono chegar...

(Um conto e ponto)

“O ciúme dói nos cotovelos
Na raiz dos cabelos
Gela a sola dos pés (…)
Dói da flor da pele ao pó do osso
Rói do cóccix até o pescoço (…)
Você ama o inimigo
E se torna inimigo do amor”


(Ela Leão)

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Poesia é sempre poesia.

Versos Íntimos

Vês?! Ninguém assistiu ao formidável
Enterro de tua última quimera.
Somente a Ingratidão - esta pantera -
Foi tua companheira inseparável!

Acostuma-te à lama que te espera!
O Homem, que, nesta terra miserável,
Mora, entre feras, sente inevitável
Necessidade de também ser fera.

Toma um fósforo. Acende teu cigarro!
O beijo, amigo, é a véspera do escarro,
A mão que afaga é a mesma que apedreja.

Se a alguém causa inda pena a tua chaga,
Apedreja essa mão vil que te afaga,
Escarra nessa boca que te beija!

(Augusto dos Anjos - Eu e Outros Poemas)

Tenho uma forte predilção por sonetos. Este, em especial, me intrigou desde a primeira vez que o li, quando adolescente. É o primeiro a ser publicado aqui por ser um dos meus favoritos. Augusto dos Anjos, paraibano radicado no Rio de Janeiro, é considerado um dos maiores críticos de sua época - final do século XIX. O choque aos padrões literários vigentes foi inevitável. Entretanto, a originalidade de sua obra lhe rendeu grande popularidade, principalmente por destoar da ideologia da belle époque carioca que imperava naquele momento. Em Versos Íntimos o poeta expressa todo o seu pessimismo  proveniente do cientificismo positivista, às vezes até um pouco filosófico, que lhe era característico.

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Bono Vox merece!


Além de gato, ainda é um baita ativista. Um videozinho do U2 para alegrar os corações!


"Simplicidade. Isso é o que eu tenho em mente no momento. Antigamente, eu costumava pensar que poderia fazer qualquer coisa, e eu queria fazer tudo: escrever um livro, fazer um filme, estar numa banda, ter uma família, escovar os dentes três vezes ao dia...
Agora, eu só quero é paz" ( Bono Vox )

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

O fenômeno FRIENDS

FRIENDS com certeza é minha série de TV favorita. São hilárias as histórias dos amigos Chandler, Joey, Monica, Phoebe, Rachel e Ross. Mesmo depois de assistir todas as temporadas mais de uma vez, sempre que posso, acompanho a retransmissão pela Warner. Até hoje, 7 anos após seu término, o programa continua apresentando ótima audiência.
Sim, é vício mesmo. Um vício que jamais vou abandonar. Nessa comédia urbana, diretamente da ilha de Manhattan, as piadas nunca perdem a graça. O roteiro é sensacional. Lançar mão do humor inteligente para tratar de assuntos do cotidiano de qualquer cidadão comum é a grande sacada de David Crane e Martha Kauffman, criadores do sitcom. Até a música de abertura – I’ll be there for you (The Rembrandts), traduz o forte laço de amizade e companheirismo do sexteto que protagoniza o programa.

Cada personagem tem suas peculiaridades. As caras e bocas do Chandler e do Ross fazem qualquer um se torcer de rir no sofá. E a maluca da Phoebe? Livre de paradigmas e concepções, a minha vegetariana predileta mostra o quanto é possível ser feliz sendo você mesma. Rachel, uma patricinha inveterada, prova que tudo é possível, ou quase, ao renegar o dinheiro do pai e trabalhar de garçonete do Central Perk. Ao longo da trama ela se torna uma profissional da moda bem sucedida, mas continua desajeitada nos afazeres domésticos. Bem ao contrário da Monica, uma chef de cuisine maníaco-obsessiva por limpeza e arrumação e ainda sente necessidade de agradar os outros. Adoro ela! "How you doing?" é a cara do Joey. Desprovido de dons intelectuais, tenta usar seu sex appeal como solução pra tudo.
A série acaba quando eles deixam de brincar de adultos e crescem de verdade, casando-se e tendo filhos, assumindo de vez as responsabilidades que a idade lhes reserva. Depois de 10 anos nos divertindo e nos emocionando, os seis amigos encerram suas aventuras, nos deixando viúvos do mais viciante seriado dos últimos tempos.
Unaghi
            
                             

Hoje...

No dia 01 de fevereiro:

1814 - Erupção do Vulcão Mayon nas Filipinas, matando cerca de 1200 pessoas; foi a mais devastadora erupção deste vulcão.
1890 - É executada pela primeira vez em público, num sarau lisboeta, A Portuguesa, canção patriótica que se tornaria o hino nacional de Portugal em 1911.
1901 - Nasce Willian Clark Gable - O Rei de Hollywood. Eleito pelo Instituto Americano de Cinema, em 1999, a sétima maior estrela masculina de todos os tempos.
1918 - Rússia adere ao Calendário Gregoriano.
1924 - Reino Unido reconhece a União Soviética.
1931 - Nasce Boris Iéltsin, ex-presidente da Rússia.
1942 - Nasce Terry Jones, ator, realizador e escritor britânico, ex-membro do grupo Monty Python.
1952 - É inaugurado o Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro/ Galeão.
1958 - Criação da República Árabe Unida (Egito e Síria)
1959 - Nasce Carlos Gerbase, cineasta gaúcho.
1965 - Nasce Brandon Lee, ator americano.
1968 - Nasce Lisa Marie Presley, filha de Elvis Presley.
1969 - Editado o AI-6 no Brasil. Nasce Gabriel Batistuta, ex-jogador de futebol argentino.
1982 - Lançamento do microprocessador Intel 80286.
1998 - A Lituânia torna-se Membro Associado da União Europeia.
2003 - O Ônibus Espacial Columbia se desintegra sobre o estado do Texas, EUA, no retorno à Terra, matando todos os sete astronautas.
2006 - José Luis Rodríguez Zapatero visita os enclaves espanhóis de Ceuta e Melilla no Marrocos, sendo a primeira vez de um chefe de governo espanhol em 26 anos.
2010 - Estreia a última temporada de Lost.

Feriados e eventos cíclicos:

- Último dia em que o sol não nasce na cidade de Hammerfest.
- Dia do Publicitário
- Na Wicca são celebrados os festivais de Lughnasadh no hemisfério sul e Imbloc no hemisfério norte.
- Dia de Santa Brígida de Ulster.
- Dia de Santa Veridiana.
- Dia de Brigid, uma das faces de Danu, deusa da sabedoria e da luz (Mitologia Celta).
- Festa do Senhor de Santo Cristo da Praia do Almoxarife na Ilha do Faial - Portugal.